SOU DO NAZARENO

postado em: Editorial | 0

Quando houve a união das igrejas em Pilot Point, Texas, em 1908, o nome de uma delas foi escolhida ou acolheu as demais, Igreja Pentecostal do Nazareno. Posteriormente, em 1917, pela disfunção doutrinária do ponto de vista bíblico, a palavra “Pentecostal” foi retirada. O que não nos afasta de crer em uma segunda obra da graça, o batismo no Espírito Santo, como purificador e santificador de nossos corações.

Pessoalmente, entendo que toda igreja é pentecostal, pois, no dia de Pentecostes, em Jerusalém, obedecendo à ordem de Jesus em Atos 1.4: “E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse Ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo não muito depois destes dias.”, foi derramado o Espírito Santo sobre os discípulos, nascendo, assim, a igreja.

A forma de crer nesse batismo pode ser teologicamente diferente, mas é o início da igreja cristã. O pastor Dr. Rodrigo Silva, arqueólogo, professor, pastor, diretor do Museu Arqueológico, da UNASP, em Artur Nogueira, interior de São Paulo, da Igreja Adventista, pregando em nossa igreja em Mesquita, na baixada fluminense, ao lado do Rev. Amadeu Teixeira, deu uma declaração muito interessante. Ao falar da importância, do conhecimento dos fundamentos, da denominação em que estivermos congregando, deu uma explicação etimológica, sobre a palavra “Nazareno”. No hebraico, “Netzer”, significa “Renovo”, a mesma palavra usada em Isaias 11.1: “Do tronco da raiz de Jessé, sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo”. Portanto, O Senhor Jesus é o Nazareno, criado em Nazaré, na Galiléia, lugar desprezado, com um linguajar diferente, mas Ele é o Rebento, a Raiz, o Renovo. Assim, nosso lema “Fazendo Discípulos, semelhantes a Cristo” é sermos transformados como seguidores do Nazareno. É obedecermos à Sua ordem missional, a Grande Comissão.

Jesus aproximando-se, falou-lhes, dizendo: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco, todos os dias até a consumação do século.” (Mateus 28: 18-20).

Assim sendo, como seguidores, servos, discípulos de Jesus Cristo, onde estivermos, devemos servir ao Renovo, obedecê-lo, testificar dEle e como somos renovados diariamente, ter comunhão com Ele.

Somos da Nazareno, estamos e somos do Nazareno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.