Abraão, o pai da fé

postado em: Editorial | 0

A figura de Deus, como pai, faz com que muitas pessoas tenham um relacionamento não tão intimo com Ele; são circunstâncias humanas, pessoais. Assim como o divórcio é colocado, quando necessário, por causa da “dureza do coração do homem”, a figura paterna do Criador, “assusta” a alguns pelo fato de não terem tido um bom relacionamento com Ele ou por não conhecê-Lo, ou ainda por terem a figura paterna muito frágil na memória, se afastando de uma busca maior por um Pai amoroso, ou vendo apenas um Pai Todo Poderoso, déspota.

Como podemos entender a paternidade de Deus? Através de Abrão (ou Abraão), corno pai da fé. Um homem que, humanamente, tomou decisões que mudaram o rumo de sua vida. Tendo ouvido a voz de Deus, obedeceu: Então disse o Senhor a Abrão: saia da tua terra, do meio dos seus parentes, e da casa de seu pai e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma benção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que amaldiçoarem; e por meio de você, todos os povos da terra serão abençoados. Gn 12:1-3.

Abraão deixou a cidade de Ur, dos caldeus, uma região próspera para caminhar em direção a um futuro incerto. Teve seus momentos de fragilidade e outros de grande fortaleza, como quando, ofereceu seu filho Isaque em sacrifício, por obediência.

Por esse fato ele é chamado de “o pai da fé”. Fé significa fidelidade, crer de continuo, confiar, saber que Ele é o Senhor e que tem o controle sobre tudo.

Portanto, como Abraão, confiemos totalmente no Senhor. Vençamos todo o nosso medo em tê-Lo como Pai. Um Pai amoroso que nos ama tanto que deu Seu Filho Unigênito, por amor da humanidade.

Sejamos fiéis a Ele e seremos grandemente abençoados. Certa feita Ele afirmou: Qual de vocês se seu filho lhe pedir pão lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe lhe dará uma cobra? Se vocês sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem. Mateus 7:9-11

Como Abraão tenhamos toda a confiança e descanso porque Ele cuida de nós. Ele é Pai de amor e de misericórdia.

Somos seus filhos amados!

Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.