Filho unigênito, não único

postado em: Editorial | 0

Quando olhamos para Jesus, como Filho de Deus, temos que observar a diferença entre Unigênito e Único. Unigênito significa gerado pelo Pai, tradução da palavra grega monogenes. Monogenes tem dois significados; primeiro, o único de seu tipo dentro de um relacionamento. Segundo. ser o único de sua espécie, classe ou gênero. Este do significado de João 3:16: Porque Deus amou o mundo que deu coou Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha vida eterna.

Portanto, Como Filho Unigênito, Ele é gerado pelo Pai, e providenciou a nossa reconciliação com Ele, através de Sua morte e ressurreição. Como Unigênito do Pai. Ele tem um amor extraordinário pelo ser humano, que deu Sua vida em favor de Urna reconciliação entre a criatura e o Criador. Suas atitudes expressam compaixão, solidariedade, serviço, renúncia obediência, submissão, comunhão, que não são características de um ser único.

O ser único acha que só ele tem autoridade, sabe fazer as coisas, tem de ter a última palavra, é egoísta, prepotente, arrogante e por ai afora. Encontramos essa maneira de pensar e viver em tantas pessoas, que são religiosas.

É diferente a atitude dos discípulos de Jesus, que encarnam as atitudes do Unigênito do Pai, através, do Espírito Santo.

Quando Jesus subiu aos céus, Ele deixou uma ordem: Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes uma ordem: “Não saiam de Jerusalém. mas esperem pela promessa de meu Pai que lhes. falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo.”

O Espírito Santo nos ajuda, intercedendo por nós, nos capacitando para crescermos dia a dia em maturidade, e busca pela semelhança de Nosso Senhor, em nossas atitudes, Paulo, nos Capitulou 120 15 de Romanos, trata com profunda propriedade esta relação da prática cristã somo Pai e com o próximo e a própria pessoa.

A vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando, brilhando até ser dia perfeito (Pv 4.18): portanto devemos prosseguir sempre em nossa caminhada, em busca de encarnar o Unigênito Filho de Deus, para nos afastarmos de nossas atitudes únicas, de andarmos por nossa própria vontade longe do Pai.

Que o Espírito Santo nos santifique, e nos conduza à estatura de varão perfeito.

Sejamos cheios e purificados pelo Espírito Santo!

Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.