Doze anos, depois de Dois Mil

postado em: Editorial | 0
Sempre tenho me lembrado e compartilhado sobre a diferença entre esperança escatológica e escapismo religioso. Há uma distância brutal entre os dois; a primeira é produzida pela fé viva em Cristo Jesus, pela confiança nas Escrituras Sagradas, pela convicção de eternidade que o cristão deve possuir; o outro, fruto de especulações. desejo de fugir dos problemas cotidianos, medo quanto ao futuro, superstições antigas, milenares ou modernas.
 
Ouvimos no século passado esse adágio “Mil chegará, dois mil não passará”. e muitos o atribuíam à Palavra de Deus. O fato é que entramos no novo século, já passamos mais de uma década nele e caminhamos no ano de dois mil e doze. Doze anos já se passaram desde a virada do milênio!
 
Agora encaramos mais um ano com muitas especulações. Algumas baseadas no Calendário dos povos Maias, que marcam esta data como o final dos tempos.
 
Outras baseadas num filme que, lançado no ano passado, explodiu em sua bilheteria, pois o tema escatológico é fascinante ao ser humano. O nome do filme: 2012, e trata do final dos tempos.
 
O certo é que para muitos sua existência se encerrará, pois, como diz em Eclesiastes 12:6: Antes que se parta o cordão de prata e se rompa a taça de ouro, e o cântaro se quebre junto à fonte e a roda seja desfeita sobre o poço: e o pó torne à terra, de onde procede e o espirito torne a Deus que o deu. Velhos ou crianças, adultos ou jovens, ricos ou pobres de todas as raças, tribos e nações, milhares de pessoas terminarão seu tempo na terra, no continuo ciclo da vida. Haverá guerras. terremotos, fomes e pestes em vários lugares: os homens se escandalizarão, odiarão, aborrecerão, trairão uns aos outros. O amor de muitos se esfriará, pelo multiplicar da iniquidade. Tudo isto está predito em Mateus 24. no célebre Sermão profético de Jesus.
 
Portanto, nada do que se fala é novidade. Então, nossa esperança deve estar baseada nas promessas da Palavra do Senhor, quanto à Sua segunda vinda.
 
Primeiro: E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes e então virá o fim. Mateus 24:14. Nosso objetivo é pregar a palavra de Deus. viver a vida cristã em sua plenitude, amar a Deus e ao nosso próximo como a nós mesmos. Ter uma vida em santidade, separada, para fazer Sua vontade. sempre. Nossa tarefa é proclamar que Jesus é nosso Salvador e Senhor; Nele encontramos salvação e vida eterna, a despeito da nossa natureza caída e corrompida. Ele nos restaura diante do Pai!
 
Segundo: Estarmos preparados para esse dia sempre, não especulando em determinadas épocas, mas em todo o tempo, com coração sincero, voltado para este acontecimento. Apocalipse 16:15, afirma: Eis que venho como ladrão. Bem aventurado aquele que vigia e guarda suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.
 
Terceiro: Viver cada dia, cada momento, planejar, amá-Lo e depender Dele em toda nossa existência humana. Ter sonhos e procurar realizá-los de acordo com Sua vontade. Mas, amados, não ignoreis uma coisa; que um dia para o Senhor é como mil anos e mil anos como um dia. (II Pedro 3:8) .
 
Doze anos depois do ano dois mil, continuemos com nossa esperança escatológica, aguardando e ansiando pela bendita volta do Senhor, não nos moldes da especulação, mas sobre a Palavra de Deus, fundamento do nosso viver como no dizer do apóstolo Pedro: O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tenham por tardia: mas é longânimo para convosco. não querendo que alguns se percam senão que todos venham a arrepender-se. (II Pedro 3.9)
 
Maranata, ora vem Senhor Jesus!

Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.