Há um canto no ar…

postado em: Editorial | 0

“Uma estrela a brilhar…” são as palavras de um hino natalino que me vem à mente. Escrever sobre o Natal neste momento é um tanto difícil pois, as imagens mostradas pela televisão são sobre a tomada, pela polícia, de alguns morros no rio de Janeiro. Parece contra-senso falar de paz e harmonia, tendo diante dos olhos imagens de uma verdadeira guerra urbana.

Em conversa com um amigo falamos de uma preocupação do nosso cotidiano. Tal sentimento advém conosco mesmo e com muitos irmãos privilegiados em servir o Senhor há muitos anos, e a oportunidade da participação das festividades natalinas com a verdadeira paz o coração,em não fazer uma leitura correta da sociedade de hoje.

Nós que estamos há muito tempo na igreja criamos um linguajar próprio com certas terminologias, que podem nos afastar da comunicação do evangelho cm as pessoas de hoje. O que é o “canto no ar” para a maioria das pessoas? Tiros? Violência? Agressões? Maledicência? Intolerância? Obscenidades? Mortes? Destruição? Só pessimismo? famílias desestruturadas e sem afeto? Isso e muito mais!

Como reverter este quadro e levando-as ao verdadeiro espírito natalino?  entendendo e reafirmando a simplicidade do quadro do nascimento de Jesus!  Uma pequena manjedoura, animais, pastores, um casal sem teto em peregrinação para a cidade natal, anjos, estrela, magos trazendo presentes – um quadro singelo!

Em meio ao caos, Deus coloca ordem no cosmos.  A Terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus; Haja luz; e houve luz. (Genesis 1:2-3) Deus coloca ordem, em tudo e estabelece o princípio da harmonia na natureza.

Quando Jesus nasce, na plenitude dos tempos, Deus realinha a história da humanidade reatando e resgatando a comunhão com o ser humano.  Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;(Isaias 9:5)

O que devemos transmitir hoje é que há um canto no ar, de esperança, de amor, de paz, de vida eternal! Onde há o caos, a desordem moral, emocional ou espiritual.   Ele opera maravilhosamente, dando nova direção, novo rumo.

Ele cura as enfermidades. Ele sara as feridas da alma e do corpo. Ele salva, dando sentido à eternidade que é o anseio do homem.   Ele derrama de Seu Espírito Santo, transformando a vida do ser humano, de simples criatura de Deus em Filho amado e resgatado do Pai.   Ele promete que “enxugará toda a lágrima”, e que voltará para estabelecer o seu reino para sempre.

Por isso, um Feliz Natal para aqueles que sabem o verdadeiro sentido e comemoram há muito tempo.

Também Feliz Natal para aqueles que tem vivido em uma sociedade edonista, materialista e confusa, mas que quer uma luz.   Essa luz é Jesus! Jesus de Nazaré! Jesus que nasceu em Belém! Jesus nosso Salvador e Senhor.

A Ele toda a honra e glória!

Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.