Dois polos: Entrada e Saída

postado em: Editorial | 0

Estava saindo de uma visita em um dos quartos da Santa Casa, em Valinhos, quando me deparei com uma cena marcante: duas macas sendo empurradas, uma perto da outra. Uma pequena, onde era conduzido um bebê, que acabara de nascer, na outra maior, num lençol todo enrolado, como um pacote, o corpo de alguém que acabara de falecer.

Comecei a pensar nestes dois polos da vida: a entrada e a saída.

A criança, recém-chegada a este mundo, é alegria para os pais, avós, familiares, amigos. Expectativas são criadas sobre seu futuro, seus sonhos e como será sua caminhada pelo mundo.

A pessoa, que partiu para a eternidade, como foi o seu modo de viver? Seus sonhos, será que foram realizados? Quais foram suas lutas? Qual o seu relacionamento pessoal com Jesus Cristo? Sua fé? Será que estava preparada para sair deste mundo?

Sempre saímos de um lugar para entrar em outro!

O Salmo 121 termina dizendo: O Senhor guardará a tua saída e tua entrada desde agora e para sempre. (v.8).

Para entrar neste mundo a criança teve que sair da vida uterina, protegida, para agora iniciar sua caminhada, nesta terra, sendo guardada pelas Mãos do Senhor. No evangelho segundo Mateus (5:45) está escrito: …para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. Portanto, buscar fazer a vontade de Deus é tarefa de um ensino, como nos diz o Livro de Provérbios 22:6: Ensina a criança no caminho que deve andar e, ainda quando for velho não se desviará dele.

Através da misericórdia do Senhor, a criança alcançará seus objetivos. Para ela há toda esperança; por isso é que precisamos orientá-la a ter um encontro pessoal com Cristo.

Ao deixar esta vida a pessoa terminou sua existencia aqui. Todos os sonhos, realizados ou não, atitudes, maneira de ser, forma de viver, se acabaram. O corpo volta ao pó e o espírito a Deus. A diferença é: se ela teve a oportunidade e aceitou fazer a vontade de Deus.

Quando entregamos nossa vida ao Senhor os pecados são perdoados e o nosso nome escrito no Livro da Vida. Em Hebreus 9:27 está escrito: E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto o juízo. Não há esperança de se fazer mais nada. A decisão em servir a Deus é feita e escolhida em vida.

Dois polos, entrada e saída, dois caminhos: a porta estreita, da dependência e obediencia ao Senhor para alcançar a vida eterna ou a porta larga, do viver por si mesmo, usufruindo da vida de qualquer maneira, e indo em direção a perdição eterna.

Essa escolha é nossa. Que possamos fazer a decisão ao lado do Senhor, para um dia estarmos para sempre com Ele.

Que o Senhor nos ajude cada dia a alcançar este objetivo.

No dizer de Paulo, para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro. (Filipenses 1:21). Vivamos para Deus! Esta é a verdadeira felicidade!

Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.