Onde habita o Espírito Santo?

postado em: Editorial | 0

Essa pergunta é feita constantemente pelas pessoas. Onde é o lugar em que o Espírito Santo habita?

Será no templo, no altar, na natureza, na casa, nas pessoas, na família? Onde?

Numa simples resposta, mas que se torna profunda na medida em que vamos mergulhando nela, em todos os lugares.

NO TEMPLO, NO ALTAR – Quando consagramos a Deus esse espaço, quando separamos esse lugar para ser de culto a Deus. Essa consagração tem um significado. Jesus disse: “A minha casa será chamada casa de oração;” Mateus 21:13a. Um lugar onde podemos chegar para ter comunhão com Deus e com os irmãos de fé! O Espírito Santo está presente, pois é um lugar diferente. Até mesmo na lei dos homens, há proteção para o local chamado de santuário, quanto mais Deus tem o seu olhar protetor para aquilo que é seu, “Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus: chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifício de tolos, pois não sabem que fazem mal.” Eclesiastes 5.1

A presença do Espírito Santo está aí, por isso devemos respeito e reverência.

NA NATUREZA – O Salmo 19.1, diz: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos”. Tudo foi criado pelo Pai, Filho e Espírito Santo, o mistério da Santíssima Trindade, que colocou em ordem toda a criação, como lemos nos primeiros Capítulos do livro do Gênesis, também chamado de Hino à Criação. Não somos evolucionistas, somos criacionistas!

NA CASA – O lugar de habitação, onde moramos, onde vivemos. Em Josué 24:15d, encontramos: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Ainda em Atos 16:31: “Respon-deram-lhe: Crê no Senhor Jesus e será salvo, tu e tua casa.” Eis a importância de permitirmos a presença do Espírito Santo em nossa casa, na maneira de viver, comportar, agir, educar; transformar essa casa em um lar.

NAS PESSOAS – O Espírito Santo habita naqueles que entregam sua vida para Ele. I Coríntios 6:19, diz: “Acaso, não sabeis que vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”.

Uma pessoa que confessa a Jesus Cristo como Salvador pessoal permitindo que o Espírito Santo encha o seu coração, é transformada, trabalhada e quebrantada. Torna-se um discípulo, aprendendo sempre, nas lutas busca a força no Senhor Jesus. Nas vitórias dá toda honra e glória a Ele. Uma pessoa cheia do Espírito Santo é pacificadora, obediente ao Senhor, humilde, que sabe suas limitações e procura sempre aprender de Deus e dos outros; é um caráter aperfeiçoado cada dia na presença do Senhor. Provérbios 4:18, diz: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.

Na FAMÍLIA – chamada “celula-mater” da sociedade. Por isso, José, Maria e o menino Jesus são chamados de Sagrada Família, pois o Espírito Santo estava ali.

Pais, mães, avós, tios, primos, fazem uma família mais abrangente, onde o Espírito Santo fortalece estes laços. Uma mãe ou um pai só pode realizar essa tarefa de edificar uma família abençoada, com a ajuda do Espírito Santo. Hagar é um exemplo disso. Veja Gênesis 21.13. Sob a promessa e bênção de Deus fez de Israel uma nação. A família espiritual, nossos irmãos de fé, com a presença do Espírito Santo, ajudam-nos na edificação de nossas vidas. A Bíblia diz “O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão”. Provérbios 18:24. O Espírito Santo é quem cria estes laços, aperfeiçoa nossa caminhada, um cuidando do outro. “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo.” Gálatas 6:2.

Deixemos o Espírito Santo controlar nossa vida, nossa família e tudo o que temos. Glorifiquemos o Seu Nome; Lhe sejamos sempre submissos. Que Ele possa habitar em nossos corações e com isso, sermos diariamente transformados e aperfeiçoados.

Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.