Aprendei de mim…

postado em: Editorial | 0

Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossa alma”.

Estas palavras de Jesus, escritas nas Sagradas Escrituras, no Evangelho de Mateus 11:29b, nos levam a refletir sobre o aprendizado, o ensino e o discipulado.

No mundo moderno, a educação é a força motriz que leva a emancipação, a realização e a liberdade de escolher o caminho a trilhar. O conhecimento abre portas gerando oportunidades sem precedentes no mundo globalizado, onde não há limites de fronteiras e possibilidades para aquele que tem capacidade e está preparado para enfrentar uma grande concorrência.

O interessante é que o Senhor Jesus, Mestre por excelência, mostra essa direção de uma forma diferente, pois Ele é o Libertador da alma, do Espírito, do corpo.

Se quisermos segui-Lo temos que aprender Dele e com Ele.

A Bíblia nos mostra toda a Sua trajetória de ensino. Ela diz “Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade”. Provérbios 2:6, 7.

Salomão, o homem considerado o mais sábio da terra, pediu e alcançou não só ela, como todo o poder e riqueza, algo esplendoroso, que até hoje é descrita.


Onisciente, Onipotente, Onipresente; Soberano em que tudo está sob Suas mãos. Tudo o que Jesus fez e realizou, o fez em comunhão com o Pai.

Por isso, quando O aceitamos como Nosso Senhor e Salvador, passamos a obedecê-Lo, aprendendo a trilhar em Seu caminho.

A leitura dos Evangelhos nos leva a aprender como se conduzir, não só em uma religião seca e formal, mas num projeto de vida. Vida abundante, sob a orientação do Espírito Santo.

Tornar-se um discípulo d’Ele é uma tarefa diária de obediência, humildade, dependência e fé, sabendo que confiar n’Ele e em Suas palavras nos dará a vitória, agora e na vida eterna.
Aprender com Ele é observar que em todas as áreas da vida, pessoal, familiar, coletiva, social, espiritual estaremos sempre a frente, pois Jesus é conhecedor de todos os tempos e épocas.

Existem dois caminhos – um é estar longe de Deus, sem a presença de Cristo; o outro é ao lado d’Ele, na certeza de que Ele é o Salvador de nossas almas.

Dentro deste, há mais dois caminhos, um é somente ter a certeza de salvação, seguindo sem se aprofundar em nada, tornando-se apenas um bom religioso. O outro é encarnar o Seu Evangelho e assumir um discipulado de aprendizado constante, diário, crescendo em maturidade, experiência, sendo o “sal da terra” que Ele diz; penetrando no mundo, na sociedade e mostrando que há um reino diferente e que o bem sempre vence o mal.

O apóstolo Paulo fala de Timóteo, que desde pequeno foi ensinado nas Sagradas Letras, por sua avó Loide e sua mãe Eunice. A educação cristã no lar é fundamental. Na igreja deve ser preparatória para a vida, tanto a atual como a eterna. O cristão deve procurar fazer a vontade de Deus, em qualquer profissão, deve estar preparado para testemunhar através de suas ações e conhecimento, testemunhar que o Deus que Ele serve é Rei dos reis, Senhor dos senhores e Mestre dos mestres.

Aprendamos sempre com Jesus, Nosso Senhor e Salvador!

Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.