Lírio que nasce do Vale

postado em: Editorial | 0

A Páscoa é um memorial. Memorial é um marco para ser lembrado, celebrado. Páscoa representou a saída do Egito. Última celebração do povo hebreu em direção à Terra Prometida.

O anjo da morte passou naquela noite e todo o primogênito morreu, a não ser onde havia o sangue de cordeiro aspergido nos umbrais e nas vergas das portas. Um cordeiro sem defeito foi morto e acompanhado de pão sem fermento e ervas amargas nessa ceia realizada em cada família. Nessa celebração as famílias menores se juntavam às maiores. Uma preparação para a nova aliança – “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.”
A Páscoa cristã é o memorial desta nova aliança. Ela nos convida a refletir sobre o perdão, a reconciliação, a ressurreição de Jesus Cristo, o Senhor.

Entre os muitos títulos dados a Ele, um especialmente chama a atenção: Lírio dos Vales. Mas, porque lírio dos vales?

O lírio nasce em meio à lama, e sua cor branca quando coberta pela poeira, a mesma não penetra em sua textura. É só ventar e novamente sua cor alva, límpida, aparece.
Assim é o Nosso Senhor Jesus Cristo. Humilhou-se na forma humana, deixou de ser Deus para ser apenas um homem. Dependeu em tudo do Pai, dando sempre a Ele a glória de seus feitos, milagres, curas e libertações. Sofreu no Jardim do Getsêmani onde suou gotas de sangue. Foi crucificado no Gólgota, lugar chamado de Caveira. Porém, ressuscitou ao terceiro dia, para a vitória e libertação de todo o pecador. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16

Temos vida e vida em abundância em Cristo.

Deixamos de ser escravos do pecado, dos vícios, da carnalidade e da morte para termos a comunhão com o Criador – “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento…” Filipenses 4.7

Em Cristo, na nova aliança encontramos a Esperança de que amanhã sempre será melhor, pois, “Cristo em vós, a esperança da glória;” conforme Colossenses 1.27.
Que a figura do lírio, que nasce no vale, faça-nos lembrar que somos novas criaturas, com esperança e fé, na certeza de que a vitória Dele é a nossa vitória também!

Feliz Páscoa!

Feliz ressurreição. 

Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.