Outubro em Festa

postado em: Editorial | 0

Sempre relembramos que o mês de outubro é especial para nós, nazarenos, pois marca o início de nossa igreja aqui no Brasil. Por isso, várias igrejas foram organizadas, (ou seja, consideradas autossustentáveis), neste mês, como marco de crescimento e de celebração para ficar registrado na história. Nossa igreja em Valinhos também foi organizada nesse período e temos o privilégio de comemorar trinta e cinco anos. Podemos dizer como o profeta Samuel “Tomou, então Samuel uma pedra, e a pós entre Mispá e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.” (1 Samuel 7:12).

A palavra hebraica “Ebenézer” literalmente significa pedra de ajuda. Era o nome dado a uma aldeia de Efraim onde os filisteus derrotaram os israelitas e levaram a Arca da Aliança, como despojo para Asdode. Mais tarde, os israelitas derrotaram os filisteus, recuperaram a Arca e levantaram uma pedra, a que deram o nome de Ebenézer. Esse lugar ficava ao norte de Jerusalém onde os israelitas, com ajuda de Deus, derrotaram os filisteus, por isso fizeram esse marco.

Interessante pensarmos que o Senhor não pôde, ali, ser “pedra de ajuda”, porque os israelitas estavam sem fé e sendo desobedientes. Quantas vezes Deus não pode ajudar por causa da desobediência. Mas, depois, Deus foi “pedra de ajuda”, porque houve arrependimento. Assim, Samuel disse Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor.

Nós também passamos por lutas, por provas, por derrotas, mas temos tido muitas vitórias, porque até aqui nos ajudou o Senhor. É maravilhoso sabermos que, em todos esses anos, estacas de nossa igreja foram se consolidando na comunidade por meio do trabalho, do apoio tanto interno quanto externamente, semeando a bendita e gloriosa palavra do Senhor.

Em novembro de 1988, às quinze horas, tivemos um culto de dedicação do nosso templo, como um marco das primeiras vitórias para o grupo que começou a se reunir em casas, alguns anos antes.

Somos gratos a todos os irmãos que contribuíram para a evangelização ao longo desses anos com suas orações e com recursos materiais; a todos os pastores, às pastoras, aos irmãos e às irmãs que pregaram neste púlpito, semeando a mensagem da cruz. Cada família que foi abençoada, abençoou e continua abençoando esta igreja. Que Deus continue florescendo em cada vida, através do seu Espírito Santo. Até a Volta do Senhor, as portas desta igreja estarão abertas para glorificarmos o nome de Cristo.

Igreja do Nazareno de Valinhos, parabéns pelos 35 anos!

Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.