Somos todos incluídos

postado em: Editorial | 0

Sem dúvida nenhuma, Jesus, nosso Mestre dos mestres, atuou de uma forma maravilhosa com os excluídos da sociedade. Curou enfermos, entre eles leprosos, considerados impuros e segregados. Libertou cativos de espírito, perturbados, possessos, lunáticos como o endemoniado gadareno, conversou com uma mulher que, além de pecadora, era samaritana, quebrando paradigmas da sociedade de então.

Ele é o nosso exemplo maior. Porém, no Velho Testamento, o rei Davi, pratica algo extraordinário para a inclusão de uma pessoa. Mefibosete era filho de Jonatas, portanto neto do rei Saul, e foi levado pela babá, após a morte de seu pai, para a cidade de LoDebar, que significa não memória, onde havia seca e miséria, e viviam mendigos e doentes. A vida dele é relatada em II Samuel, a partir do qual é narrada toda sua trajetória e tudo pelo que passou.

Quando a babá fugia com Mefibosete, que tinha cinco anos, ele caiu dos braços dela, ficando aleijado em suas duas pernas. O rei Davi se lembra de perguntar se havia algum descendentes de Saul e, ao saber da existência desse filho de Jonatas, manda buscá-lo e o coloca com honra em seu palácio. No período, Davi foge de seu filho Absalão, que tomara o trono, Ziba, servo e cuidador de Mefibosete, mente para Davi, e este tira os bens de Mefibosete e entrega a Ziba. Quando tem oportunidade, Mefibosete se apresenta a Davi, depois de ele ter recuperado o trono e desmente Ziba. Davi, então, resolve dividir a metade dos bens entre ele e Ziba. A resposta de Mefibosete ao rei Davi: “E disse Mefibosete ao rei: Fique ele, muito embora, com tudo, pois já voltou o rei, meu senhor em paz à sua casa.” (II Samuel 19:30).

O que aprendemos?

Com Jesus, que todos somos incluídos pelo Seu sangue derramado na cruz do Calvário. Com Davi, que a amizade e a gratidão devem permear a nossa vida, que devemos ser leais com aqueles à nossa volta, assim como cuidadores deles também por meio de palavras, de orientações e, quando necessário, de auxílio material também. Com Mefibosete, a integridade de seu coração, humilde e cordato. Ele não estava interessado em bens, mas na pessoa de Davi. Pessoas valem mais do que coisas. Devemos usar as coisas e valorizar pessoas, não valorizar coisas e usar pessoas.

O fato de todos sermos pecadores, incluídos na remissão dos pecados, pela morte e Ressurreição de Jesus, reconciliando o homem com Deus, faz com que devamos ter um coração acolhedor ao nosso semelhante.

Somos incluídos, devemos incluir e aprender que todos têm algo a nos ensinar e a nos abençoar.

Obrigado, Senhor Jesus, por sermos incluídos na família de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.