Aprender continuamente

postado em: Editorial | 0

Um dos desafios para nós todos é entender que estamos num aprendizado contínuo, desde o momento em que damos os primeiros suspiros no nosso nascimento. Começamos a aprender a chorar, mamar, comer, falar, andar, brincar, crescer, estudar e não paramos mais de aprender.

Aprender das coisas de Deus também é extremamente importante na formação do ser humano. A palavra de Deus nos chama a atenção no livro de Provérbios, capítulo 22.6: Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele. Salomão dá essa orientação para que possamos investir em nos-sas crianças desde pequenas a aprender dos princípios do Altíssimo, e isso faz com que uma sólida base cristã seja colocada. Como consequência, elas crescem e enfrentam todas as situações da vida, com base para continuar com a fé no coração.

Também quando iniciamos nossa caminhada cristã, vamos aprendendo dia a dia a orar, a ler a palavra de Deus, a ouvir a voz e a aceitar a direção do Senhor e, assim, crescemos na graça dEle.

Somos chamados de servos e discípulos e, como tais, devemos ter o coração e a mente aberta para aprender tudo o que podemos nas sagradas escrituras, para alcançarmos a maturidade espiritual. Paulo fala em 1 Coríntios 13.11: Quando era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. É uma orientação no sentido de nosso crescimento espiritual, que vem dia a dia através da comunhão com o Pai.

Um cântico nos chamava atenção há anos atrás, que dizia “sempre melhorando, sempre melhorando, sempre melhorando no Senhor”. É isso que devemos buscar sempre: melhorar no Senhor e, consequentemente, no nosso relacionamento com o próximo. O mesmo apóstolo diz, ainda, em Filipenses 3.12-15: Não que eu o tenha já recebido ou tenha obtido a perfeição: mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma cousa faço; esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para s que diante de mim estão, prossigo para o alvo para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Então, devemos ter essa sensibilidade e humildade em saber que estamos continuamente num processo de aprendizado para alcançarmos as vitórias que o Senhor tem preparado para nós.

Tenhamos esse pensamento de sempre aprender do Senhor por meio de Sua palavra e de uns com os outros, pois estamos nessa caminhada rumo à eternidade.

Sempre melhorando no Senhor.

Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.