O DNA da igreja: Pentecostes

postado em: Editorial | 0

A igreja cristã tem o seu DNA. Sua marca registrada. É o Pentecostes. No dia desta festa que era celebrada anualmente em Jerusalém, os discípulos reunidos receberam a promessa que foi feita pelo Senhor Jesus: E, contendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas esperassem a promessa do Pai, a qual, disse de mim ouvistes. (Atos 1:4). Nasce a igreja com a descida do Espírito Santo, sendo este a marca da igreja do Senhor. Estamos vivendo agora na Dispensação da Graça, ou do Espírito Santo, até quando o Senhor retomar para buscar a Sua igreja, conforme Sua promessa em João 14:1-3 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vós também.

A graça significa favor imerecido. Somos pecadores e estávamos separados da comunhão com o Pai. A morte e ressurreição do Senhor nos reconciliou com Ele, a presença do Espírito Santo sobre nós e em nós nos conduz a fazermos Sua vontade, e pela sua graça mantemos comunhão com Ele e com nossos semelhantes.

Este é o DNA da igreja cristã: o amor que é derramado em nós pelo Espírito Santo. Isso nos leva a pensar e a buscar o fruto do espírito que é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei, conforme Gálatas 5.22,23.

É o diferencial entre o cristianismo e outras religiões. O cristianismo é experimental e o Espírito Santo é uma pessoa, a terceira pessoa do mistério da Santíssima Trindade, que é Consolador e que atua como intercessor por nós diante do Pai conforme nossas orações.

A igreja nasce de uma forma especial, com poder, “dunamis” no grego, e esse poder é demonstrado na possibilidade de o homem vencer o pecado e ser transformado em um filho obediente ao Pai através de sua graça e misericórdia. No dizer do apóstolo Paulo, logo já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, quente amou e a si mesmo se entregou por mim. (Gálatas 2:20).

Pentecostes é o DNA da igreja. Que possamos ser cheios do Espírito Santo e fazermos a diferença nesta sociedade hedonista e materialista, fazendo as boas obras que acompanham aqueles que creem.

Pentecostes é a marca de uma igreja viva e atuante debaixo da orientação do Senhor, através deste Espírito Santo simbolizado pelo fogo purificador.

Celebremos sempre o dia especial da igreja do Senhor.

Pentecostes é o DNA da igreja.

Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.