A BELEZA DA CRIAÇÃO

postado em: Editorial | 1

Ao olharmos para o livro de Gênesis, em seus primeiros capítulos, podemos observar toda a sistemática da criação, a capacidade criativa de Deus em fazer tudo corretamente e a maneira como usou a palavra para dar sentido a tudo. Ele se revela como um ser infinito, eterno, autoexistente e a Causa Primária de todo o existente. Ao olharmos para o cosmo em sua totalidade, desde a expansão do universo até a beleza e a ordem da natureza, ficamos tomados de temor reverente diante da majestade do Senhor Deus, nosso Criador.

Deus criou os céus e a terra para receber a glória e a honra a Ele devidas. Todos os elementos da natureza – o Sol e a Lua, as árvores da floresta, a chuva, a neve, os rios e os córregos, as colinas e as montanhas, os animais e as aves – rendem louvores ao Deus que os criou. Quanto mais é o desejo do Pai em receber a glória e louvor de seus filhos. Ao criar o homem, Ele o fez para ser trino e uno: corpo, alma e espírito, que possui mente, emoção e vontade, para comunicar-se espontaneamente com Ele como Senhor, para adorá-lo, para servi-lo com fé, lealdade e gratidão.

A partir da queda do ontem, Ele providenciou a vinda de seu Filho Jesus, para perdoar e resgatar o que Ele havia criado.

Dessa forma, temos uma responsabilidade de cuidar da natureza, pois é um presente, um jardim, oferecido a nós como nosso habitat pelo Soberano. Esse cuidado é parte inerente de nossa formação, pois, criados à Sua imagem e semelhança, também temos a criatividade para desenvolver esse planeta. Assim como Abraão, que plantou uma floresta “E plantou um bosque em Berseba e invocou lá o nome do Senhor. Deus eterno” (Gn 21:33), devemos ter um cuidado especial com a natureza. Poderíamos dizer que Abraão foi o primeiro ecologista: pensou nas gerações futuras, ao plantar essa floresta, pois não desfrutaria dela em seus dias.

Como cristãos, temos que ter esta consciência: preservar o que foi criado por Deus. A culminação do propósito de Deus na criação está no livro de Apocalipse, no qual João descreve o fim da história com estas palavras: “…com eles habitará e eles serão seu povo e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus” (Ap. 21:3). Deus não é um supervisor indiferente de um processo evolutivo, pelo contrário, é o Criador ativo de todas as coisas.

  1. Alexandre gimenes

    Amem Deus seja louvado
    Devocionais lindos de mais, louvado seja Deus pela vida de cada um de voçes
    Que Deus os abençoe e os guarde em tudo que fizeres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.