Pentecostes: o início da igreja

postado em: Editorial | 1

Passado o período das festas da Páscoa, esperamos a comemoração do Dia de Pentecostes, onde se inicia a trajetória da igreja cristã baseada nas palavras de Jesus aos seus discípulos “Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém conto em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:8). Um novo tempo foi anunciado pelo Senhor Jesus Cristo quando descreveu o Reino dos céus, e claramente profetizou em Mateus 16:18 “Também eu te digo tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”, ou seja, igreja comprada pelo derramamento do Seu sangue na cruz do Calvário.

No dia de Pentecostes, os crentes foram pela primeira vez batizados individualmente com o Espírito Santo em um organismo espiritual unificado, semelhante a um corpo, no qual Cristo é o cabeça. Iniciamos, assim, a dispensação também chamada “dispensação do Espirito“.

Temos agora um compromisso e a presença da terceira pessoa da Trindade, agindo sobre os irmãos, fazendo com que a igreja, que somos nós, possa testificar de Seu amor, perdão, reconciliação.

A igreja de Cristo tem sofrido perseguições e ataques de todas as formas, mas sempre será vencedora, pois o Cristo venceu a morte, com a vida, e disse que não deixaria seus discípulos órfãos, mas estaria com eles até a consumação dos séculos.

Após receber o Espirito Santo, Pedro faz um discurso e três mil almas se rendem ao Senhor, dando início a essa obra que está espalhada por todo o mundo, das aldeias pequenas aos grandes centros, milhares de pontos de pregação, casas, imanando a luz divina para iluminar e orientar a todos os seus filhos em direção á vida eterna.

Pentecostes marca o início da igreja que tem passado por aflições, mas está firmemente caminhando cada dia em triunfo vencendo suas batalhas, sob a proteção do Espírito Santo.

Pentecostes é o marco e o início de um período do que culminara com a Segunda Vinda do Senhor Jesus para buscar Sua igreja, conforme promessa Dele.

Celebremos o Pentecostes, sendo cheios do Espírito Santo do Senhor, capacitando-nos a viver em comunhão com o Pai e com nosso semelhante.

É a igreja sempre caminhando com Jesus à frente, nosso Comandante.

Anips Spina – Pastor Titular
Igreja do Nazareno de Valinhos

  1. Erivelton José de Oliveira

    A promessa que Jesus fez a Pedro em Mateus 16 se cumpriu no dia de Pentecostes. Neste dia Jesus estava edificando a sua igreja sobre Pedro. 3000 mil almas se converteram naquele dia com a pregação de Pedro. A profecia de Mateus 16 não era uma promessa de primazia e nem da promessa de uma igreja mãe. A vontade de Jesus era que a igreja se espalhassse e que não ficasse centralizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.