Kerigma, a mensagem proclamada

postado em: Editorial | 0

A fé cristã tem dois pilares na sua formação: o Didachê – ensino – e o kerygma. A palavra grega kerygma significa “proclamação”. Keriygma é o anúncio, a pregação da mensagem da cristandade primitiva e o mensageiro, o que traz a boa notícia.

A grande comissão de Jesus aos seus discípulos se encontra em Mateus 28.19,20: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos — é uma ordem que contempla o ensino e a proclamação.

 

No tempo em que vivemos, onde a correria, o materialismo, o relativismo têm sido a tônica, precisamos nos imbuir de um sentimento de proclamar a mensagem ou as boas novas do evangelho a toda criatura. O próprio Senhor Jesus declarou em João 3.16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. Essa é a mensagem da igreja desde os apóstolos. Jesus nasceu, viveu, morreu e ressuscitou para redenção de toda a humanidade, concedendo a vida eterna aos seus filhos. Essa é a mensagem a ser proclamada, dia após dia.

 

Temos oportunidade de levar esta mensagem de várias maneiras, principalmente através da nossa vida; por isso precisamos ter uma experiência pessoal com nosso Salvador, sentir o perdão dos pecados e proclamar este feito.

 

Podemos pôr em prática hoje, falando, pregando, nos cultos, nas reuniões, pela internes e por todos os meios de mídia escrita, falada, virtual, mas principalmente com uma vida dedicada, consagrada ao Senhor.

 

Sem sair do nosso lugar, através do computador, podemos atingir pessoas nos quatro cantos da terra. Esse é um desafio surpreendente que faz com que a mensagem de salvação chegue a lugares menos esperados.

 

Kerygma, a mensagem proclamada, é um dos indícios do cumprimento das Escrituras para a volta de Jesus. Mateus 24.14, diz: E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo para testemunho a todas as nações. Então virá o fim.

Proclamemos a mensagem de salvação com toda alegria de nosso coração. Ela é a mensagem da igreja do Senhor Jesus, em todos os tempos. Foi no passado, é no presente e será no futuro, até a consumação dos séculos!

 

Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.