Ensinando as novas gerações

postado em: Editorial | 0
Um dos princípios fundamentais do cristianismo é o discipulado. Discipular é transmitir conhecimento, formação, ensino, vivência, andar junto. Isto é seguir o exemplo do que Cristo fez e ensinou e nos orientou em fazer: Foi-me dada toda autoridade nos céus e na terra. Portanto vão, e façam discípulos de todas as nações, de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo que lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos. Mateus 26.20.

Desde o Antigo Testamento, o ensino é fundamental para a formação pessoal do ser humano. O caráter é formado ao longo da existência, desde os primeiros passos na vida. A Bíblia é um livro de princípios. Quando seguimos esses princípios alcançamos a benção do Pai, entendemos a Sua Vontade, e vivemos na paz de Sua presença. Por isso, ensinar às novas gerações, desde criança, é um desafio dos pais, dos familiares, dos irmãos, dos sacerdotes, de todos que professam a fé cristã. Isto passa para as outras áreas da vida. Não adianta uma geração ser abençoada e as outras perderem essa benção! A medida que vamos amadurecendo, vamos conseguindo ter a visão de que é preciso passar todo o conhecimento recebido a outros, para que aquilo que aprendemos não seja perdido.

Infelizmente, há muitos que não descobrem isso, ou não aceitam e acabam ficando no anonimato depois de sua existência terrena.

Jesus pregava e ensinava as multidões, depois escolheu doze discípulos. e, quando houve a descida do Espírito Santo, iniciando a Dispensação da Graça, haviam, pelo menos, quinhentas pessoas reunidas, e a partir da pregação de Pedro a igreja começa a ser formada cumprindo a Grande Comissão do Senhor.

Nosso desafio hoje é o de ensinar a nova geração, com palavras, ações, exemplos, para que elas atinjam um lugar ainda mais ao longe, de onde chegamos. Isto é discipulado!

Jesus ensinou e preparou para a vida terrena e para a vida eterna.

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Provérbios: 22.6

Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.