O caminho para Pentecostes

postado em: Editorial | 0

Um dos livros mais antigos que já li sobre Pentecostes tinha esse titulo: “O caminho para o Pentecostes. Foi-me impactante para entender a obra do Espírito Santo! Vivemos num período onde o aprofundamento teológico tem sido deixado de lado, em busca das necessidades mais prementes, de uma teologia. da prosperidade, voltada mais para o consumismo moderno do que para um relacionamento pessoal de transformação a partir de uma vida consagrada ao Senhor. Qual é o caminho para o Pentecostes, então?

No meu entender, parte, primeiro, de uma entrega pessoal, absoluta. irrestrita, de nossa vida nas mãos do Salvador. Partimos do amor de Deus em João 3:16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho Unigênito para que todo aquele que Nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna. O aceitar pelo homem desse amor singular o faz reconhecer que Jesus Cristo é o Salvador. Paulo relata no livro de Romanos: Se você confessar com sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos será salvo. (10:9).

Em segundo lugar, uma entrega total, consagração, deixando o “eu” totalmente nas mãos de Jesus, fazendo com que Ele seja o Senhor, com domínio completo no coração, no homem interior. O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa, e sua doença é incurável, quem é capaz de compreendê-lo? (Jeremias 17:9); Cria em mim um coração puro, Deus, e renova dentro de mim o teu Santo Espírito (Salmo 51:10).

Em terceiro lugar, o quebrantamento. o reconhecimento de uma dependência, confissão e busca através da oração, leitura da Palavra de Deus, muitas vezes o jejum, para que a entrega seja total, irrestrita e permita um total moldar do Senhor em nossa vida. O Senhor está perto dos corações quebrantados, e salva os de espírito abatido (Salmo 34:18). Só Ele cura os de coração quebrantado e cuida de suas feridas (Salmo 147:3).

Pentecostes marca o início da igreja, o Kerygma, a proclamação do evangelho com poder, transformando e purificando o coração pecaminoso, duro, egocêntrico, em um ser moldável de acordo com o Criador. Uma vida cheia do Espírito Santo produz o fruto do Espírito que é amor. alegria, paz, longanimidade, benignidade, mansidão, domínio próprio, fé! Que a experiência de Pentecostes seja a tônica de nossa vida cristã. Esse é o caminho!

Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.