Conhecendo a Liberdade

postado em: Editorial | 0

Um fator verídico para que haja liberdade é o conhecimento. A educação é fundamental para esse conhecimento. Uma pessoa analfabeta é privada de alguns direitos e mesmo, de uma vida com qualidade. O Senhor Jesus falou a esse respeito, quando disse: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8:32). Portanto, para se ter liberdade é preciso ter conhecimento, tanto no mundo material, através da educação, como no espiritual, conhecendo as leis do Pai. 

Se estamos falando que somos livres em Cristo devemos conhecer a verdade, que é a Sua palavra, através da Bíblia Sagrada. Quanto mais conhecemos Sua palavra, mais ainda nos aprofundamos em nosso relacionamento com Ele, e acabamos por entender Sua vontade para conosco. Por isso, é fundamental o estudo da Bíblia, para nos tornarmos cristocêntricos, ou seja, Ele como o centro de nossa vida. Assim sendo, aprendermos e praticar o evangelho do Reino. Certa vez Jesus disse que Seu Reino era chegado. Na oração que Ele ensinou, a do Pai Nosso, assim falou: Seja feita a sua vontade assim na terra como no céu (Mateus 6:10). Ao entendermos a mensagem do Reino nos tornamos livres. Encontramos em João 8:36: Se Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Muitas pessoas amam ao Senhor, professam a fé, mas ainda não encontraram a libertação total.

Quando confiamos plenamente Nele, e deixamos o Espírito Santo nos guiar. Sua paz profunda nos leva a viver na certeza da vida eterna. Acreditamos que tudo Ele pode fazer e Sua Vontade é soberana. O apostolo Paulo afirmou: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus… (Romanos 8:28b). Mesmo quando enfrentamos lutas e provas, a graça, o amor. Sua presença é tão importante, que continuamos a viver pela fé e não por aquilo que recebemos Dele.

Muitas pessoas confundem liberdade com libertinagem. Acham que não precisam de regras, educação, limites, respeito, parâmetros, ordem, princípios: mas a falta disso tudo é libertinagem. A liberdade é seguir um princípio firmado em uma verdade.

Para nós, cristãos, a verdade é Cristo. A constituição do Seu reino são as Bem-aventuranças, que se encontram no evangelho de Mateus (5:1-12). Quando praticamos Suas regras somos livres, pois não nos sujeitamos à lei da carne, mas, do Espírito. Através do Espírito Santo encontramos força para viver Nele, para Ele e por Ele. Descobrimos que os fundamentos de Seu reino são: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade., fidelidade, mansidão domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. (Gaiatas 5:22.23)

Queremos conhecer a liberdade? Leiamos, estudemos e sejamos discípulos do Senhor, conhecendo a Palavra de Deus.

Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.