Jubileus, Celebrações e História

postado em: Editorial | 0

Gosto de assistir filmes antigos. Recentemente assisti “Assim caminha a Humanidade” –  um clássico da década de cinqüenta. Mostra toda a trajetória de uma família no Texas, a transformação de uma região de pecuária em petrolífera.

    Este mês de Outubro vem a minha mente este filme pelas celebrações de nossos Jubileus. Centenário da Igreja do Nazareno, cinqüentenário da Igreja no Brasil; para nós de Valinhos, início de nosso Jubileu de Prata.  Em conversas com amigos, às vezes, entrevistado ou reconhecendo pessoas em fotos antigas da Igreja, muito tem passado pelo meu pensamento o valor da história.

    A Bíblia é a historia da humanidade. Alias, ela foi escrita para revelar a vontade de Deus para o homem.  Ela foi escrita para que pudéssemos entender de onde viemos, o que somos e para onde vamos.  Os marcos, os monumentos sempre foram levantados para confirmar a lembrança para outras gerações.

    Na Lei Mosaíca, o ano de jubileu, era de perdão, reestruturação, devolução e início de uma nova etapa de vida.

    Participar do Cinqüentenário da Igreja é um fato memorável, pois no Centenário muitos que estão lendo não participarão, pois teremos já completado a carreira e partido para a eternidade.

    Somos uma igreja centenária, de tradição arminio-wesleyana, que deixou de ser apenas um movimento de santidade, para se solidificar nas várias direções.  Os primeiros nazarenos, como Breese, Jernigan, Howards, Anna Hanscombe, Reynolds, Hoople, Howard Davis. Widney, Brown, Shepard, Ruth, Wallace, Girvin, Cornell, Pierce, Reid. Wilson, Lucy Knott, Alice Baldwin, entre outros, sonharam com missões nacionais e internacionais, faculdades, hospitais, Compaixão e também com a literatura.

    Somos uma Igreja Cinqüentenária, pois no Jubileu de Ouro da Igreja do Nazareno em 1958, designou-e o Brasil como campo missionário. Um contingente de famílias veio para implantar o trabalho  –  família Mosteller, Denton, Gates, Kratz, Collins, Clark, Maze, Bond, Stamps, Ludwig, Perkins, Wood, Adans, Read, Cooper, Bunch, Romel, Hofferbert, Heap – que formou pastores nacionais, plantou os primeiros trabalhos, e seus sonhos também foram realizados com o estabelecimento de vários distritos seminários, escolas, faculdades, clínica nazarena e vários trabalhos sociais.

    Somos uma igreja iniciando o Jubileu de Prata em Valinhos. Durante todos estes anos, pessoas têm encontrado o Senhor, recebido curas, sido batizadas com o Espírito Santo, recebido a bênção da dedicação do casamento e etc.  Muitos estão servindo o Senhor conosco desde o início até hoje, outros em outras igrejas nossas ou em outras comunidades, dentro e fora do Brasil.

    Participamos do momento histórico, como da formação do Distrito São Paulo.

    Esperamos, ao longo deste ano, colher muitas almas para o Senhor.  Plantarmos sementes para colher ao longo dos anos futuros.

        Não é por acaso que Bíblia possui um seção de livros chamados históricos.   A história é fundamental para construirmos uma vida.

    O passado nos ajuda a lembrar das lutas e vitórias que conseguimos: “Ebenézer, até aqui o SENHOR nos ajudou” (Salmos 7:12 b)

    O presente nos convida a vivermos para ajudar a nossa geração a vencer – “Hoje se ouvirdes a Sua voz não endureçais o vosso coração” .   Este texto não é só para salvação, mas para nos envolvermos em Sua obra.

    O futuro está nas mãos de Deus, por isto vivemos pela fé. Hebreus 12, diz: “Fé é a certeza de fatos que se esperam…”

    Celebremos os jubileus, aprendamos da história e vivamos a nossa história.

    Assim caminha a humanidade, podemos dizer pois, para nós a humanidade foi resgatada pelo Sangue de Jesus derramado na cruz do Calvário.

    Nele somos salvos.

    Nele somos cheios do Espírito Santo.

    Aguardamos a Sua Vinda celebrando e adorando o Senhor.

Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.