Ministério Integral

postado em: Editorial | 0

Desde o estabelecimento da Igreja pelo Senhor Jesus, o objetivo é atingir o homem em toda a sua complexidade – corpo, alma, mente e espírito.

A integralidade do ser humano está na maneira como Jesus tratou e preparou os discípulos para a Grande Comissão: “Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os, em Nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado.” Mateus 28.19-20a

Jesus demonstrou sua preocupação com o cuidado do homem (corpo), quando relatou a parábola do Samaritano. Este encontrando um homem caído, abandonado em uma estrada, leva para uma estalagem, paga as despesas e cuida das feridas. Aprendemos que temos que olhar para as necessidades humanas. “O diabo veio para matar, roubar e destruir, mas Ele veio para dar vida e vida em abundancia”. João 10.10. O resgatar da dignidade humana, ajuda o homem a compreender o amor que Deus tem por ele. Essa tarefa como igreja devemos fazê-la através da ação social, em resgatar aquele que está à beira do caminho.

A mente trabalhada é para pensar em uma dimensão maior. A Bíblia diz: “Tudo que Deus fez era bom”, portanto é usar as faculdades mentais em benefício da melhoria das pessoas, dos familiares, de si próprio, colocando-se no devido lugar, nem a mais nem a menos. Mas usando a inteligência para abençoar em todos os aspectos o semelhante. Em Filipenses 4.8 encontramos: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

O cuidado com a alma, o sentimento, onde abriga as distorções e disfunções trazidas pelo pecado, afetando a personalidade, criando traumas, produzindo a segregação, rejeição, complexos que paralisam a vida do homem. Ao falar com a mulher samaritana, no poço, Ele resgatou a dignidade dela mostrando-lhe um rumo, dirigindo-lhe os passos, curando sua alma ferida e machucada pela vida.

O espírito é atingido, quando Jesus se depara com Nicodemos e o desafia com a frase “necessário é nascer de novo” – um Novo Nascimento, da “água e do espírito”. Um espírito quebrantado procura submeter-se ao Criador, Todo Poderoso, trazendo um novo sentimento de amor e adoração, com gratidão.

Um espírito regenerado para ser filho de Deus e obedecê-Lo, com humildade, reconhecendo sua soberania. A igreja somos nós e este é o ministério integral do Senhor Jesus. Todas as nossas atividades na obra, devem ter esse objetivo; quando assim o fizermos, certamente as oportunidades surgirão e o nosso trabalho no Senhor “não será em vão”. Pelo contrário, ficarão as marcas do cristianismo puro, sincero, devotado a glorificar o Nome do Senhor Jesus.

Que toda a nossa ministração esteja fundamentada neste princípio, levar o homem a encontrar a paz, a salvação, a comunhão, a pertencer à família de Deus.

Que o Senhor nos ajude a cumprir essa tarefa colocando nossos talentos à Sua disposição.

 

Reverendo Anips Spina
Pastor Titular da
Igreja do Nazareno de Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.